terça-feira, 19 de março de 2013

Pimenta no Scrum dos outros é Refresco!


Metodologia ágil de gerenciamento de projetos está em alta, mas muitas vezes as pessoas não conseguem entender corretamente o que a ideia do 'framework' ágil realmente que repassar.

Metodologias Waterfall ainda são importantes e devem ser utilizadas em muitos modelos de negocio. Ela não ficou ultrapassada nem está sendo substituída. Acreditamos que em ambientes complexos é mais difícil determinar o que irá acontecer, e com esse contexto, fazer em pequenas partes pode ser uma solução.
 Implantar a metodologia ágil em uma empresa de médio ou grande porte que possui sistemas já em produção e o caos está instalado, requer um grande cuidado. O processo ágil não irá sanar todos os problemas, ele não é uma bala de prata. Implantar o processo ágil sem a adesão da diretoria e sem treinamento para as pessoas que irão participar não funciona. O processo ágil aposta muito na autogestão dos seus membros e muito da liberdade para a auto-organização.


O processo ágil, muitas vezes mal interpretado é visto como processo 'Next next finish', receitas prontas para atingir o objetivo, o que não é uma verdade, o processo tem muitas variáveis para serem consideradas.
Um dos maiores problemas ao implantar a metodologia ágil são as pessoas, e a dificuldade de mudança. Com o processo ágil todos os membros se tornam auto gerenciáveis e ganham muitas responsabilidades com isso. O antigo gerente de projetos, nesse momento torna-se outra figura, perdem a função da micro gestão. Muitas pessoas precisa de uma gestão direta, que não conseguem trabalhar de forma auto gerenciável e essas pessoas provavelmente não conseguiram trabalhar em times ágeis, muitas das vezes pessoas conhecidas como 'morcegos' irão tentar driblar o sistema mas com a metodologia ágil se torna muito difícil.

Poderia me delongar muito aqui, listando problemas que empresas normalmente passam ao implantar uma metodologia diferenciada.

Deixo aqui meu desafio a todos, planeje sua vida de forma ágil, quebre suas metas em pequenas atividades e cumpra pequenas porções todos os dias. Ao deitar faça sua avaliação, veja o que você erro, o que pode melhorar o que você realizou, e o mais importante, se planeje para o dia seguinte. Pois falar é muito fácil, implantar nem tanto assim!

Posteriormente voltarei para falar mais sobre times ágeis.

Nenhum comentário: