terça-feira, 19 de março de 2013

Gestão da Inovação


 Inovar não é uma atividade fácil, poucas pessoas conseguem realmente criar algo de diferenciado. Mas ao olhar ao nosso redor vemos que o Brasil é um país com muitas iniciativas à inovação, mas o que acontece no Brasil que ele acaba não sendo bem colocado no Rank mundial?

Em várias conversas observei que o ambiente no Brasil não é propicio para iniciativas devido a muitas restrições burocráticas. Observamos que centenas de iniciativas existem de forma não legalizada. Mesmo com os programas de incentivo do governo a taxa de empresas que não passam do primeiro ano de sua criação, pois não conseguiram pagar os impostos, ainda é muito alta. Como todos brasileiros não desistimos nunca, e o processo de criatividade continua mesmo que informalmente.

Mas vamos à definição do que é Inovação: "Inovação é o resultado de uma nova ação que fez surgir dinheiro.";
Dessa forma entendemos que inovar, não é criar algo fora do comum, que ninguém sabe o que é e nem tem ideia do resultado que isso irá trazer. Então entendemos que inovar em algo que não gere valor, não é INOVAÇÃO!
Outro mito muito comum é "Inovação é só para GÊNIOS . Esse é um mito, inovar é para todos, e é mais comum do que nos imaginamos. Para melhor entendermos vamos entender os tipos de inovações existentes.

  • Inovação Incremental: Processo inovação normalmente ver de a combinação coisas já existentes que combinado entrega um valor diferenciado.
  • Inovação semi-radical: Existe uma quebra de paradigma, normalmente é a substituição de um produto existente por um novo item.
  • Inovação Radical:  É a inovação total, produto novo, nunca experimentado, normalmente não existe nenhum produto similar que entregue o valor para o cliente.

Entendemos então que a inovação está diretamente ligada a gerar valor. Dessa forma entendemos que todos nos somos capazes de inovar. Abaixo um vídeo muito interessante explicando que ideias compartilhadas fazem toda a diferença.

Inovar está em todos os lugares, precisamos ter a mente aberta, compartilhar as nossas inovações e trocar informações com outras pessoas para conseguir compor as peças faltantes do nosso quebra-cabeça.
 




Fonte: Apostila - Gestão da Inovação Ietec/2013 (Professor: Daniel Bizon)

Nenhum comentário: